Branding VS Marketing, Qual a diferença?

BRANDING VS MARKETING, QUAL A DIFERENÇA?

 

Em primeiro lugar, o branding é mais focado em como alguém se sente em relação a um produto ou serviço, ou como fazemos com que eles se envolvam com esse produto. Sua marca está na essência de quem você é como empresa. É tudo sobre como você se comporta e a experiência que você oferece aos clientes.

 

O marketing, por outro lado, lida com a forma como dizemos às pessoas por que isso é importante para elas. O marketing é mais sobre como você se promove por meio de diferentes táticas, veículos e canais para promover e incentivar uma venda.

 

O objetivo final do branding é fazer com que mais pessoas comprem mais coisas a preços mais altos por períodos mais longos. Mas o marketing impulsiona o comportamento que faz isso acontecer. Ele comunica sua marca a um público e permite que eles ajam.

 

A razão pela qual muitos confundem marketing e branding é em grande parte porque a tecnologia simplificou os dois processos – empresas e indivíduos são capazes de desenvolver sua marca e comunicá-la tão rapidamente que é fácil confundir os dois. Mesmo dentro das empresas, as pessoas tendem a trocar os dois termos. Mas existem diferenças importantes que mudam a maneira como você deve criar estratégias para branding e marketing.

 

O MOMENTO CERTO PARA BRANDING VERSUS O MOMENTO CERTO PARA O MARKETING

 

Em primeiro lugar, você deve pensar em sua marca como a principal identidade da sua marca antes de realmente começar a expressar isso por meio de campanhas de marketing que geram engajamento. O branding é fundamental para a estratégia de marketing no início.

 

Depois de estabelecer uma identidade de marca clara, você pode construir seu marketing em torno dessa ideia. Quando chegar a hora de reavaliar sua estratégia de marketing, você sempre terá essa marca principal para recorrer e usar como estrela-guia.

 

Pense na sua marca como a base para o seu marketing. Como a marca deve ser fiel a quem você é, ela não mudará com a mesma frequência que suas campanhas de marketing. Seu marketing pode adotar abordagens diferentes com base nas tendências do setor e nas condições do mercado, mas a marca deve ser mais consistente para ajudar a construir o patrimônio ao longo do tempo.

 

Mas as empresas precisam prestar atenção à marca e ao marketing o tempo todo. Sejam mudanças em seu mercado ou mudanças na maneira como apresentam seu produto ao mercado, existem certos eventos que levarão uma organização a buscar uma nova marca ou uma nova estratégia de marketing.

 

É aqui que a pesquisa de mercado e de clientes desempenha um papel importante tanto no marketing quanto no branding: ajudará você a determinar se seu marketing precisa apenas de uma mudança na estratégia ou se o problema está no núcleo da sua marca. Se você começar a descobrir que as pessoas têm preconceitos negativos sobre a identidade da sua organização, talvez seja hora de considerar uma nova marca.

 

COMO É UMA MARCA DE SUCESSO?

 

 

Muitas das marcas mais bem-sucedidas constroem seu crescimento com base na consistência. Sua missão, visão e valores apoiam sua marca, e viver de acordo com esses valores ajuda você a se destacar da multidão.

 

Ser autêntico é uma grande parte da construção de uma marca e de uma estratégia de marketing que fala com as pessoas. Você precisa ser sincero em sua mensagem ao comunicar sua marca – esse é o marketing – mas também precisa garantir que sua marca seja realmente quem você é. Caso contrário, pode cair.

 

Eles podem não ser capazes de apontar o dedo, mas as pessoas podem sentir quando uma marca não é honesta ou verdadeira. E então a consistência se baseia nessa verdade toda vez que você cumpre a promessa. É assim que as pessoas crescem para se tornarem defensoras da marca e como uma empresa começa a construir o sucesso a longo prazo.

 

Outra grande diferença entre branding e marketing são os níveis de disrupção. A publicidade precisa atrapalhar seu dia para chamar sua atenção. O marketing perturba as pessoas para torná-las conscientes e, em seguida, a marca representa quem você é.

 

Como esses elementos se alinham e permanecem fiéis à mensagem durante todo o processo afeta sua capacidade de crescer: afeta sua capacidade de obter o lucro esperado, sua capacidade de cumprir as promessas feitas e sua capacidade de criar fidelidade à marca. É por isso que a marca fornece a base crucial sobre a qual você pode basear o restante de sua estratégia de negócios.

 

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