Marketing Digital 

 

Se você usa rede social como Facebook ou Instagram ou assiste vídeos no You tube, com certeza já se deparou com a expressão Marketing Digital. Mas o que é Marketing Digital?

 

Neste post nós vamos te explicar o que significa marketing digital e como você pode usar essa ferramenta para melhorar o seu negócio.

 

O que significa Marketing Digital?

 

Se você já era nascido na década de 90, sabe que muita coisa mudou no ambiente digital até chegar ao que temos hoje. Aliás, você se lembra de quando foi a primeira vez que usou a Internet? Parecia algo tão moderno naquela época, não é mesmo?!

 

Pois é, o marketing também foi evoluindo a partir do momento em que as empresas enxergaram, nesse novo espaço virtual, uma excelente oportunidade de serem encontradas por milhões de pessoas.

 

É isso aí mesmo: o Marketing Digital revolucionou a forma como as marcas divulgam seus produtos e serviços — mas não podemos nos esquecer de que, até pouco tempo atrás, não era fácil ter Internet em casa, muito menos na rua (já que nem existiam smartphones!).

 

Sendo assim, o marketing teve suas raízes no offline, quando a divulgação ainda precisava ser feita através das mídias tradicionais.

 

Portanto, a isso tudo chamamos de Marketing Digital todo o conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

 

Como fazer Marketing Digital Para Melhorar o Meu Negócio?

 

Apesar do grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, existem aquelas estratégias e técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e trazerem normalmente resultados positivos. São elas:

 

Marketing de Conteúdo;

Email Marketing;

Redes Sociais;

Marketing de Busca – SEM.

 

Vamos detalhar cada uma delas a partir de agora, mostrando exemplos e conteúdos complementares para que possa se aprofundar em cada tema. Mas antes, precisamos falar de uma ferramenta tudo em um, que reúne os principais recursos de Marketing Digital em um só lugar para sua operação ser mais eficaz.

 

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar ou entreter um futuro cliente. A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

 

Mas esse conteúdo não é qualquer conteúdo: ele deve falar sobre questões relacionadas ao seu mercado e sobre as possíveis dores e dúvidas das suas personas.

 

Como dissemos, hoje o processo de compra está cada vez mais na mão do consumidor. A informação sobre produtos e serviços deixou de ser privilégio das empresas e vendedores, e hoje está acessível principalmente por causa da internet.

 

Pense bem: quando foi que você comprou alguma coisa sem pesquisar pelo menos uma vez na internet sobre isso, provavelmente faz tempo. Por isso, é importantíssimo que sua empresa invista em Marketing de Conteúdo: para que os consumidores a encontrem quando procurarem sobre as soluções de mercado que você oferece.

 

Acontece que as pessoas não procuram apenas informações sobre produtos e serviços. Elas querem, antes de tudo, resolver problemas; o produto/serviço é só a etapa final deste processo. Por isso não basta produzir conteúdo sobre sua empresa e sua solução: você precisa criar valor para sua audiência e responder às dúvidas e dores que eles têm antes mesmo que saibam que seu produto ou serviço é a solução que eles precisam.

 

Por exemplo: Se você tem um software de controle de estoque, em vez de escrever apenas sobre a sua plataforma e sobre suas vantagens, pense como o consumidor chegaria até a sua solução.

 

O que ele precisa saber antes de entender que um software de controle de estoque vai ajudá-lo? Então, você pode criar conteúdos que deem dicas sobre como organizar o estoque da sua empresa, como calcular o estoque ou quais são as soluções que podem ajudar alguém a organizar o estoque da sua empresa.

 

Assim, quando seu público-alvo procurar esses assuntos na internet, é muito mais provável que ache o seu conteúdo, e, se o material gerar valor para ele, as chances de ele virar seu cliente são muito maiores.

 

Além disso, se ele já conhecer a solução mas estiver em dúvida sobre seu produto ou da concorrência, ter um bom conteúdo pode ser o diferencial para o público escolher você.

 

Mas o que significa produzir conteúdo? Quais formatos você pode utilizar? Há muitas formas de divulgar a informação que você gera. As mais utilizadas – e mais eficientes – são:

 

Blog

 

Um blog é a forma mais comum de atração na internet. Com bons conteúdos e uma boa otimização em SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca), o blog é a melhor maneira de você conseguir tráfego para seu site.

 

Muitas vezes, o blog é a porta de entrada de futuros clientes. Portanto, é importante que o blog de sua empresa seja relevante e conquiste a atenção do usuário. Só assim esse usuário se tornará um Lead e, futuramente, um cliente.

 

Vídeos

 

Os vídeos estão tão em alta que 96% das pessoas assistem a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço. E tem mais estatísticas que mostram essa relevância: 64% dos consumidores fazem uma compra depois de assistir a vídeos da marca, por reforçar a confiabilidade do produto para o cliente.

 

Você pode utilizar vídeos tanto como suporte para outro canal, como o blog e as redes sociais, por exemplo, como criar canais específicos para vídeos, como um canal no YouTube. Você ainda pode combinar as duas estratégias! Por exemplo, você pode colocar seus vídeos no YouTube e depois embedá-los em seu blog ou redes sociais.

 

Email Marketing

 

O Email Marketing representa a estratégia que utiliza o envio direto de uma mensagem por email entre uma empresa e seus contatos ou clientes. Por definição, cada email enviado a um potencial ou atual cliente pode ser considerado Email Marketing.

Geralmente, em seu conteúdo, é utilizado para:

 

Enviar promoções;

Distribuir conteúdo;

Solicitar vendas ou doações;

Construir lealdade e confiança com a marca;

Realizar ações de branding (divulgação de marca);

Entre outras funções.

 

Email marketing deve ser feito para listas de emails que foram construídas, tanto de clientes quanto de potenciais clientes (Leads).

 

Em resumo, o termo é utilizado para categorizar envios de mensagem de email com o propósito de aumentar o relacionamento de uma empresa com seus atuais, antigos ou futuros clientes, para encorajar lealdade e repetir negócios, adquirindo novos clientes ou convencendo atuais clientes a comprar um determinado produto.

 

Redes Sociais

 

A partir dos anos 2000, principalmente com a chegada do Orkut, as redes sociais se popularizaram bastante em todo o mundo como uma nova forma de socialização online. Com o tempo, as mídias sociais se transformaram em um espaço muito interessante para quem procura novos canais para aplicar Marketing Digital.

 

Atualmente, existem diversas vantagens que estimulam as empresas a estarem presentes nas mídias sociais. A primeira delas e principal, é o número altíssimo de usuários presentes nos diferentes tipos.

 

Com 2,2 bilhões de usuários ativos, o Facebook lidera o ranking das redes mais usadas no mundo. Nesse caso, a possibilidade de você encontrar os seus clientes e potenciais clientes dentre esses usuários é muito alta, não é mesmo?

 

Marketing de Busca – SEM

 

Nos anos 2000 surgiram os buscadores online que tinham a missão de auxiliar os usuários na busca por sites de praticamente todos os nichos.

 

Com o passar do tempo a praticidade que os buscadores vinham proporcionando para os usuários da internet começou a se espalhar e logo grande parte do público web passou a usar a rede para buscar por serviços e entretenimentos sob medida para cada um.

 

Das ferramentas de busca que se popularizaram desde então, sem dúvidas o Google vem sendo a maior referência para todos.

 

Com o crescimento rápido do “mundo das buscas online”, muitas empresas começaram a se preocupar com a forma em que eram vistas nesses buscadores: como eram vistas, quando eram vistas, quantas vezes eram vistas, etc. Por esse motivo surgiu o marketing de busca (SEM).

 

O Marketing de Busca, ou o SEM, tem como objetivo fazer com que determinado site seja privilegiado e apareça com prioridade (e qualidade) para aqueles que buscam por algo relacionado a ele na internet.

 

Como o hábito de buscar por alguma solução na internet tem se tornado cada vez mais comum entre todos, o Marketing de Busca também está em constante crescimento e tem sido de grande importância para a estratégia de marketing de milhares de empresas no mundo.

 

A aplicação dele pode ser feita de duas formas: através de aplicação de técnicas e estratégias de SEO e também por meio de investimentos em links patrocinados.

 

SEO

 

No começo dessa era que estamos falando, a dificuldade para aparecer entre os primeiros lugares das buscas online não era muito grande, logo, praticamente quase todos que resolviam aplicar “técnicas” que visavam o aumento dessa exposição obtinham sucesso.

 

Com a evolução dos algoritmos que determinavam quem iria ou não aparecer nas primeiras colocações dos resultados de busca, esse tipo de objetivo passou a ficar mais complicado e com isso uma nova disciplina dentro do Marketing Digital surgiu: o SEO.

 

SEO (Search Engine Optimization) são todas as estratégias e táticas que visam o aumento da exposição de um site nos motores de busca de forma orgânica, sem depender de investimentos na plataforma para que as páginas do site apareçam entre as primeiras opções nos resultados de busca.

 

O principal motor de busca do mercado (Google) possui, segundo ele, mais de 200 fatores que ajudam a determinar se um site deve ou não estar nos primeiros lugares de suas páginas de resultados e, o trabalho de um profissional de SEO, é adequar os sites ao máximo à esses critérios.

 

Todos os dias, cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas no Google e, estar posicionado para uma determinada palavra-chave muito buscada pode ser a diferença entre um site movimentado, cheio de pessoas navegando, querendo negociar e um site impopular.

 

É por essa razão que as estratégias de SEO até hoje são muitíssimo utilizadas pela maioria das empresas que prezam pelo bom desempenho do seu Marketing Digital.

 

O SEO é dividido em on page e off page, sendo o on page toda e qualquer estratégia que você aplica dentro do seu site (as famosas “otimizações on page”) e o off page toda e qualquer estratégia que você aplica fora dele (normalmente estratégias de “link building”).

 

Como Posso Pôr em Prática o Marketing Digital na Minha Empresa?

 

O Marketing Digital é uma ferramenta que você pode aprender a usar sozinha. Existem diversos vídeos e posts com explicações aprofundadas, além de inúmeros livros e cursos acessíveis que podem te ajudar.

 

Mas se o que você quer é ganhar tempo, e claro dinheiro, o melhor caminho é contratar uma agência de marketing digital, que fará todo o processo para você e planejará como aplicar da melhor forma os conteúdos de marketing Digital para a sua empresa.

 

A Influ Brasil é essa agência que pode te ajudar, entra em contato conosco e vamos criar sua estratégia de marketing juntos!